domingo, 27 de setembro de 2015

O Blog Acordou de Cara Lavada

Boooom Diaaaaa, de manhããããã (sim eu acabei mesmo de dizer isto)!
Primeiro que tudo, quem me conhece bem sabe que nunca acordo de bom humor e, na verdade, isto só está a acontecer porque este post foi escrito na noite anterior (ups...!). Massss, é necessária e propositada esta (suposta) alegria matinal. O blog acordou com um novo cabeçalho!! Wooooooohoooooooo! 
É tudo o que eu queria, sonhava e poderia imaginar (mas nunca num bilião de anos seria capaz de fazer)! Não sei o que vocês acham  (mas podem dizer nos comentários que assim fico logo a saber), mas para mim é lindo, fantástico e maravilhoso!
Foi um miminho de uma pessoa muito especial que prefere manter o sigilo (o que de facto é a decisão mais acertada porque senão ainda ma roubavam e depois a minha vida seria uma desgraça!) . Foi muito atencioso da tua parte, especialmente porque não estava mesmo à espera (aliás, nem sequer sabia que paravas por estas bandas). Por isso, MIL OBRIGADOS!! 
Pronto, agora vou só manter a página aberta para poder olhar para ele o dia todo (não se preocupem que já arranjei um babete). 

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Gosto de Ti

Gosto de ti. Gosto mas não te digo (pelo menos não diretamente). Contudo, sem que te apercebas, demonstro-te todos os dias.

Através de gestos:

Quando está frio e te cubro.
Quando te ofereço comida.
Quando te insulto (carinhosamente, claro).
Quando ralho contigo.

Por outras palavras:

"Chato!"
"Põe o sinto de segurança."
"Vai dormir que amanhã levantas-te cedo."
"Ai pá, que feitiozinho!"


Tenho muitas formas de dizer que gosto de ti, só tens que as saber ouvir.
Gosto de ti, todos os dias. Sem exceção.



Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ainda vale a pena ter Esperança

Como muitos já sabem sou uma pessoa que transborda esperança. Contudo, alguns atos estúpidos menos racionais levam-me a pensar que não há esperança existente à face da Terra que consiga salvar esta Humanidade. 
Mas ontem, quando estava no metro, fui brindada com a presença de um rapaz cheio de swag, boné, calças sem cinto de 2 tamanhos acima e andar de quem está com uma dor nas pernas depois de uma aula de spinning. No fundo, um indivíduo que, de uma forma estereotipada e discriminativa chamamos de chunga. Entrou com uma embalagem de plástico na mão que continha duas merendas. Nada de especial ou extraordinário. Um dia como outro qualquer no metro de Lisboa. 
Pouco tempo depois entra uma senhora cega a pedir esmola. O jovem muito calma e discretamente dirige-se a ela e oferece-lhe uma das suas merendas. Não reagi fisicamente, mas fiquei bastante comovida com este gesto. Foi um "toma lá e embrulha" para os nossos estereótipos e um sinal de que ainda vale a pena ter esperança na Humanidade. 

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

E a Conta da Saudade, Quem Paga?



Pago eu porque sinto,
Pagas tu porque vives,
Paga ele porque chora,
Pagamos nós porque sofremos,
Pagais vós porque recordais,
Pagam eles porque estão sós.

Pagamos todos, sem exceção, porque é o preço de sermos humanos. 

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

sábado, 19 de setembro de 2015

Não Desisti e Consegui

     "Pois é, acabou o ensino secundário, fizeste os exames, candidataste-te à faculdade. Os resultados da primeira fase já saíram. Os colegas já estão na sua nova vida académica. E tu? Entraste? Não conseguiste?
     Esta nova fase, que começa assim que fazemos os exames finais do secundário, é sempre muito difícil. Corrigindo: é sempre muito ansiosa e duvidosa. É uma mistura de medo com desejo e vontade! Querer ou não querer. Saber ou não saber. Ir ou ficar. 
Mas eu digo-te: não desistas! Por tudo o que é mais sagrado: nunca desistas dos teus sonhos! Nunca ninguém disse que ia ser fácil e as dificuldades só nos fazem crescer.
               
     Hoje estou no terceiro ano de psicologia, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. E não podia estar mais feliz.
     Quando saíram os resultados da primeira fase vi que não tinha entrado (por duas décimas). Estava a decorrer a festa cá na minha terra. Passei a noite a chorar. Como se não bastasse não ter entrado no curso que era o amor da minha vida, entrei num curso que nem sabia para que servia. O caminho que eu tinha traçado para mim tinha sido alterado. Senti que tinha encontrado um cruzamento que me obrigou a mudar de direcção.
      Fui à faculdade e inscrevi-me no curso que me tinha calhado na rifa: ciências da educação. E foi uma tortura, porque era o mesmo espaço onde eu queria ter entrado: faculdade de psicologia.
     Assim que pude, concorri à segunda fase de ingresso. Tinha tudo para correr bem. As médias costumam descer, há menos pessoas a concorrer. Estava sempre a contar os dias, as horas, os minutos. Atualizava constantemente a caixa do e-mail. Sentia-me confiante! Quando saíram os resultados… Não consegui! Não tinha entrado no meu amado curso, desta vez por uma décima. Senti-me derrotada. Senti que não tinha capacidades para estar onde queria.
      Foi uma mistura de sentimentos. Por um lado tinha conseguido entrar num curso, que se tinha revelado com muitas saídas profissionais. Mas, por outro lado, não estava a estudar o que eu mais desejava. Eu não estava a viver o meu sonho. Alguém tinha ficado com ele.
       E lá estava eu. A estudar algo que não queria, a ocupar uma vaga. A psicologia não me saía da cabeça. A melhor aula da semana era psicologia da educação, pelo menos conseguia contactar um pouco com aquilo que eu queria.
      Ganhei forças, coragem e esperança: concorri à terceira fase. Haviam seis vagas para preencher. Não queria contar aos meus pais. Não os queria desiludir mais uma vez. Eles tinham ficado tão felizes de ter conseguido entrar no outro curso. Porém, não estava demasiado confiante. Não me queria desiludir e magoar mais uma vez.
       Esperei e esperei. No dia 12 de Outubro saíram os resultados da terceira fase de ingresso. E o que aconteceu? Entrei! Finalmente tinha conseguido entrar no curso que eu tanto amava! Estava no meu caminho! Estava no meu destino! Fiquei tão feliz! Consigo ter tudo isto na minha cabeça, lembro-me e vejo as imagens como se estivesse a acontecer! Foi um dos momentos mais felizes da minha vida!
       A adaptação não foi muito fácil. Já tinha passado um mês de aulas. Havia muita coisa para pôr em dia. Aulas para apanhar, livros para comprar, fotocópias para tirar. Senti medo de não conseguir ser suficientemente boa para ali estar. Mas consegui! Eu sou suficientemente boa! Eu consigo! Eu luto!
               
       Hoje penso: ainda bem que não desisti! Agradeço aos meus pais por me ensinarem a lutar pelos meus sonhos! A nunca desistir! Nunca! Nunca nunca!
       A vida vai ser sempre assim, como eu costumo dizer: cair sete vezes e levantar oito. E é aí que entram todos os meus/nossos pilares. Conto com as minhas pessoas mais queridas, com as minhas colegas, com a psicologia e comigo! Acima de tudo: conto comigo!
      Se não for pela minha vontade, não será pela vontade de mais ninguém! Sou eu que tenho de lutar, é o meu sonho! Pertence-me!

      A ti que entraste em primeira fase: boa sorte, luta pelo teu sonho, nunca desistas! Mostra que mereces a oportunidade que te deram!
        A ti que vais entrar em segunda fase: parabéns! És um lutador. Apanha o fio à miada. Apaixona-te cada vez mais!
       E a ti que vais entrar em terceira fase: opa, és o maior! És um vencedor! Não te deixes vencer pelas dificuldades. Mostra quem és!


Bem-vindos à vida académica!"

Ana Anselmo

terça-feira, 15 de setembro de 2015

O que vestir? | De volta ao Trabalho

Pois é, as férias já lá vão e agora é mesmo hora de regressar ao trabalho (eu sei que custa, mas vá tem mesmo de ser). Com este regresso volta também uma grande preocupação: o que vestir?! 
Esta pergunta atormenta todas as mulheres (e acredito que também alguns homens) mas, para as pessoas que trabalham com o atendimento ao público e que têm de usar roupas um pouco mais formais, a coisa pode ser um pouco mais complicada... Por isso deixo-vos aqui um empurrãozinho.


As saias justas (pencil skirts) estão muito na moda e, se estiverem ao nível dos joelhos, pode ser uma opção bastante elegante. Para arriscar um pouco, e porque a roupa mais formal não tem de ser chata, optei por um tom de vermelho conjugado com uma camisa às riscas em tons de cinzento e branco que, apesar do padrão, quando combinado com a saia, funciona como uma espécie de neutro devido às cores. Para arrematar o look, uns brincos pérola, uns sapatos pretos com um laço (pelos quais estou apaixonada devo confessar) e uma mala não estruturada que dá um ar menos pesado ao look e que, ainda assim, dá para levar muita coisa que, nós mulheres, temos sempre o dom de andar com a casa ao ombro. 


Este coordenado é mais "clássico". Calças de fato largas que está bem na moda, um top fluído branco e um casaco preto com um peplum (que este tempo anda meio manhoso), botas pretas já a puxar para o Outono e para dar um pouco de interesse ao look uma mala estruturada cor de vinho e um relógio dourado.

Bem, espero que isto vos tenha dado um pouco mais de vontade de trabalhar (ou então não).
Bom trabalho (e carreguem no café)!

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

domingo, 13 de setembro de 2015

Faculdade, estou pronta (ok, mais ou menos)!

Estas andanças do Ensino Superior já não são novidade para mim, afinal já vou para o 3º ano. No entanto, também eu estou um pouco nervosa para começar, mas exatamente pelo motivo contrário dos caloiros: porque eu sei exatamente o que me espera! 
Bom, desabafos à parte, já tenho todos os materiais necessários para mais uma ano de sangue, suor e lágrimas.

Ora aqui estão os meus essenciais para a faculdade:

Cadernos, agenda e post its cor de rosa - Note it
Canetas azuis e marcadores - BIC
Post its amarelos e separadores- Jumbo
Canetas com cores - Staples

1. Eu opto sempre por utilizar cadernos. Para mim é o que funciona melhor. Até agora, um caderno dura-me para o semestre todo. O que faço é dividi-lo em 5 partes com separadores, pois tenho 5 cadeiras. Mas, não vá o diabo tecê-las (que é como quem diz, os profs) , comprei dois. Uma mulher prevenida vale por duas, não é verdade?

2. Post its, de todas as cores, feitios e tamanhos! Confesso que é um pequena obsessão que tenho. Adoro post its! Para colar no caderno, na agenda, para me lembrar de tudo e mais alguma coisa. Dão imenso jeito e quanto mais pirosos melhor!

3. Canetas azuis, eu opto sempre por comprar estas da BIC que são super sem graça mas que, até agora, nunca encontrei nenhumas mais giras que escrevessem melhor. E são baratinhas! 

4. Canetas com cores e marcadores, para tornar os apontamentos mais apelativos e sublinhar aqueles artigos muito pouco interessantes que se amontoam na secretária e que pouca vontade tenho de ler. 

5. Por última, mas definitivamente não menos importante, uma agenda. Não consigo sobreviver na minha vida académica (e não só, aponto tudo na minha agenda! Tem lá toda a minha vidinha!) sem ela. Não há outra forma de conseguir dar conta de todos os trabalhos, relatórios, datas de apresentações e ainda me lembrar-me de todos os aniversários! 

Muitos destes materiais (com exceção das canetas BIC e dos cadernos) são de anos anteriores. Agora já não há aquelas idas às compras que duravam horas para comprar listas intermináveis de material escolar. Agora é tudo bem mais simples e rápido. A carteira agradece. 

E vocês, já estão prontos para voltar aos estudos?

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.