sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Diário de uma Voluntária de Saltos #5

O último dia de voluntariado foi de extremos.
Cheguei à escola, como já é rotina todas as quartas, bati à porta e, esta semana, voltei a ajuda-la com os trabalhos que a professora tinha mandado fazer. É uma trapalhona. Nunca consegue fazer o exercício bem à 1ª porque quer fazer tudo demasiado depressa e depois sai tudo a parecer um grande molho de bróculos. E lá vou eu e apago e lá toca dela de fazer de novo. Estava um bocado irrequieta mas muito meiga, insistia em dar-me abraços e beijinhos, em sentar-se ao meu colo (ai o miminho, o miminho!).
Lanchou à hora do costume e depois saímos da sala. Já vinha com uma atividade na manga e uma surpresa na mala. Fomos para a salinha de sempre e perguntei-lhe se já tinha escrito a carta ao Pai Natal. A resposta foi negativa. Disse-lhe que isso não podia ser e que tinha-mos de resolver rapidamente a situação, afinal já é quase Natal! Aceitou logo o desafio. Como ela ainda está no 1º ano e mal sabe as letras todas o alfabeto, disse-lhe para ela ir dizendo o que queria por na carta que eu escrevia. E assim foi:

"Querido Pai Natal, eu quero um tablet da Violeta, do Leo, do outro namorado da Violeta e das duas amigas. Quero a mesa, computadores da Violeta, tudo da Violeta. Para o Martim (irmão da pré), um homem aranha. Um livro de estudar para o irmão Fábio e a camisola do Benfica e a bandeira. Para a Érica e para o Fábio também um tablet. Maquilhagem para a mãe e para mim. Ferramentas para o pai porque ele tem sempre trabalhos para fazer. Para a prima Natacha...não sei bem o que ela gosta...mas, pode ser bonecas das Monster High. Para a prima Letícia cremes para os pés e para as mãos e um coiso para fazer massagens, sabes? Para a Miriam (amiga da escola) muitas coisas da Violeta.
Pai Natal, és o melhor do Mundo. Dás as melhores prendas. Muitos Parabéns. Obrigado e Feliz Natal."  

A carta foi, especificamente, escrita com uma caneta cor de rosa, e enfeitada com desenhos (uma casa, um Pai Natal meio desengonçado e uma rena estranha, feita por mim) e devidamente assinada com o nome da autora: senhora (muito dona do seu nariz) Nicole.
Enquanto isto, expliquei-lhe que estava quase a entrar de férias e que, por isso, eu só voltaria quando começassem as aulas. Perguntou-me se não podia ir passar o Natal a casa dela. Disse-lhe que não, que não iria estar cá. Então deu logo a solução de vir ela passar o Natal comigo. Expliquei-lhe que não podia ser, que o Natal era para ser passado em família. Aceitou e começou-me a contar com quem ia passar o Natal.
Como era o último dia de voluntariado deste ano, levei-lhe um pequeno Pai Natal de chocolate. Ficou toda contente quando lho dei. Não o largava por nada! Disse que o ia guardar para comer ao lanche. Quando dou por ela, já estava toda besuntada de chocolate e o Pai Natal decapitado. 
Já me andava a pedir há algumas semanas para irmos para o ginásio, por isso decidi fazer-lhe a vontade. Quando chegamos lá já lá estava uma amiga minha e a pequena dela (a famosa Miriam da bendita carta). Começaram as duas a correr e a saltar pelas sala, nos colchões... Depois teimaram em andar de patins. Como elas ainda têm umas pantufas pequeninas os patins ficavam-lhes a nadar e saiam do pé mal elas começavam a andar. Ainda assim as teimosas pareciam querer ficar sem os dentes da frente. Especialmente a Nicole que insistia em não querer que eu a agarrasse apesar de ver que estava constantemente a desequilibrar-se. 




E, como já vem a ser habitual, o problema vêm quando é hora de arrumar tudo e de voltar para a sala. É sempre a custo, depois de repetir várias vezes e de fazer uma cara séria. As coisas até estavam encaminhadas, ela já tinha arrumado tudo e já estava-mos quase a sair quando ela encontra umas folhas no parapeito da janela. Não sei o que tinham e, provavelmente, não era nada de especial ou importante mas, por algum motivo, ela quis ficar com elas. Disse-lhe para ela voltar a colocá-las no sítio, que aquilo não era dela e alguém poderia andar à procura delas. Ui! Caos! Começou a birra!

"-Mas eu quero!
-Porquê?
Silêncio...
-Eu quero, achado não é roubado!
-Não podes levar o que não é teu. Alguém pode estar à procura disso. Se fosse teu não gostavas que alguém levasse as tuas coisas.
Silêncio...
-Vai lá por isso no sítio sff.
-Não eu quero. Achado não é roubado!
-Assim vou ficar triste contigo...
Silêncio..."

Isto deve ter durado uns bons 15 a 20 minutos. Era capaz de ficar ali a manhã toda se fosse preciso, mas já tinha passado do meu tempo de voluntariado, ela tinha de ir para a aula e eu tinha de ir almoçar para não me atrasar para a minha. Ela acabou por levar a melhor.
Mal abri a porta do ginásio, ela saiu a correr em direção à sala. Entrou pela porta dentro mas veio logo espreitar, com aquele sorriso malandro, para ver se eu vinha. Ficou à porta à minha espera. Mal entro pediu-me logo um beijinho e deu-me um abraço. A birra passou depressa. Pedi-lhe que se portasse bem (coisa que ela não achou muita graça) e disse que voltava quando as férias acabassem. E lá foi ela para o lugar.

Ainda não fui lá assim muitas vezes, no entanto já noto uma grande diferença nela. Já se porta ligeiramente melhor (apesar de algumas birras que, sinceramente, também fazem parte da idade), já confia mais em mim, pela 1ª vez falou-me um pouco sobre a família... É muito bom saber que podemos fazer a diferença na vida de alguém. Adoro aquela menina apesar de, às vezes, ela me testar a paciência. Todas as semanas o meu coração mais quentinho. É verdade que, em qualquer voluntariado recebemos muito mais do que o que damos. Esta frase, só agora, começou a fazer sentido para mim e continuará a fazê-lo durante muito tempo.

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

4 comentários:

  1. Xuxu, cada vez gosto mais destes posts!
    Fico sempre a sorrir, quando os leio e acho imensa piada à tua menina!
    Continua assim e faz a diferença na vida dela, acredita que ambas vão ganhar!

    Mil beijinhos
    P.s- Também me podes dar um pai natal de chocolate, estou disponível <3

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que fazer voluntariado é fantástico :)
    beijinhos
    A MODA AO MEU ALCANCE

    ResponderEliminar
  3. Sabes bem como incentivar, de louvar ;)


    tarasemanias.pt

    ResponderEliminar