segunda-feira, 15 de junho de 2015

Diário de uma Voluntária de Saltos #25

Esta última sexta feira foi o dia do adeus.

Supostamente na semana anterior iria haver uma atividade que consistia num picnic e em serem pintadas duas t'shirts, uma para eles e uma para nós. Contudo, devido a problemas com as autorizações das pestes, isto não foi levado avante. 
Tudo a que tivemos direito foi ir esta sexta à escola assistir a uma pequena festa de despedida feita pelas professoras. 
Como já tinha comprado as t'shirts e achei que era uma atividade engraçada de fazer, fui mais cedo, apesar das minhas 3 horas de sono (época de exame requer medidas desesperadas), para que ela pudesse pintar uma para mim (a dela já ia devidamente pintada, linda e maravilhosa). Sei que ela é uma grande trapalhona, mas pensei que, como era para fazer um desenho num material diferente, ela fosse um pouco mais cuidadosa com o que iria desenhar. Não se verificou. Fez uns rabiscos e pronto, toma, está feito. Como aquela obra à Picasso não foi grande coisa, pedi para ela desenhar as mãos dela e escrever o nome, para eu ficar com uma recordação mais "concreta" dela na minha t'shirt.


A t'shirt dela.
 É assim que a relembrarei, como está no desenho, ela a cantar com um microfone e eu a ouvir.

A minha t'shirt.
Na manga diz Amiga Grande e aquela sou eu.

Esta atividade acabou relativamente rápido. Depois disto andamos um bocado na parvoíce. Cantaram, dançaram e a minha peste pediu-me para lhe ler uma história. Qual? A Cinderela, claro. Tendo em conta que era o último  dia, acham que consegui ler a história até ao fim? Claro que não (é o último dia mas não há milagres)! Contudo, normalmente apenas conseguia ler 3 ou 4 páginas sem que ela se fartasse e começasse a passar umas páginas  à frente. Desta vez consegui ler quase metade do livro seguido!! Que fenómeno inédito! 
Foi o dia em que estivemos mais tempo com elas e o dia que passou mais depressa.

O refeitório.

Como era também o último dia de aulas a escola estava toda enfeitada. 
No final, foram as turmas todas para o ginásio onde foram atribuídos diplomas/pastas de finalistas (onde é que nós já chegamos!) aos alunos da pré-escolar e do 4º ano pois, alguns deles iriam mudar de escola (juro que, aparecessem eles trajados e dava-me um fanico!). Foram ainda atribuídos diplomas por bom comportamento e desempenho a alguns alunos de todos os anos. Uns, com um sorriso de orelha a orelha, estavam orgulhosos por se irem embora, por terem concluído esta etapa, outros, de lágrima ao canto do olho, já sentiam as saudades e ainda nem se tinham ido embora (escusado será dizer que depois começou o choro por solidariedade e atenção). 

Não quis dar muita importância ao momento do adeus. Percebi que a Nicole sabia que era o último dia, até porque me abraçou muito mais vezes e com muito mais força do que o costume. 

"- Se, para o ano, tiveres outra Amiga Grande vais gostar dela na mesma está bem?
- Sim."

Não foi um momento muito difícil. Ela própria não me dificultou a vida. 
Gostei imenso de fazer parte deste projeto e é com muito orgulho que encerro esta etapa da minha vida. Apesar de sentir um pouco que lhe estou a virar as costas, sei que tenho de separar o meu lado profissional de voluntária, do meu lado pessoal (esta é a tarefa mais complicada do voluntariado com crianças). Nunca mais a vou voltar a ver...vou ter saudade e sei que, de vez em quando, vou parar e pensar "Como é que ela estará agora?". 
Não sei se consegui marcar a diferença na vida dela, afinal não partilhamos assim tanto tempo juntas. Mas sei que dei sempre o meu melhor e puxei muito por ela e isso deixa-me extremamente feliz.

Independentemente do que aconteça, só espero que sejas muito feliz minha peste. Nunca me vou esquecer de ti.


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

2 comentários:

  1. Oh vou ter saudades de ler os posts em que contavas como corria o voluntariado :/
    Mas pelo que vi, gostas-te muito e e ela também .
    Adorei o desenho dela para ti , ahahaha que querida! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar