terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde

Sim, venho aqui puxar um bocadinho a brasa à minha sardinha, mas é algo grave, que deve ser tomado em consideração e ao qual devemos dedicar algum tempo para pensar.
Aposto que alguns de vocês já ouviram coisas como "Ah, disseram-lhe que tinha uma depressão mas o que ele precisa é de relaxar." "Sofre de ansiedade? Oh, isso são manias." "Qual ataque de pânico qual quê? Ele que apanhe um bocadinho de ar que isso passa.". Muita gente diz isto sem pensar nas consequência que as suas palavras podem ter. Sem se aperceberem, estão a ter discursos de discriminação que provocam medo e desconfiança nas pessoas que realmente necessitam de ajuda mas que, por comentários menos felizes (de psicólogos de esquina), acabam por não o fazer.
Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses, um em cada cinco portugueses tem um problema de saúde psicológica. Ou seja, é muito provável que alguém que nos seja próximo tenha, ou possa vir a ter algum problema psicológico.
Isto não é brincadeira e não deve ser desvalorizado! A saúde psicológica é tão importante como a saúde física!







Nunca tinhas visto as coisas desta forma pois não?

Como é que podes ajudar? Muda a tua mentalidade e ajuda a construir uma sociedade em que a saúde psicológica não seja motivo de vergonha. Incentiva pessoas com estes problemas a procurarem a ajuda de um profissional, em vez da velha teoria de que de psicólogos todos temos um pouco (treta!).  Podemos mudar esta situação. Começa por ti.


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

10 comentários:

  1. É isto mesmo. Como futura psicóloga, bato as palmas a este post.

    ResponderEliminar
  2. um post que toca, que abana mentalidades tolas. eu como sou paranóica nunca digo que isso passa, digo sempre para terem atenção. mas isso sou eu que sei o que é ignorar sintomas. beijinhos

    Blog | Facebook | Twitter

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mais vale prevenir. Com a saúde (física ou psicológica) não se brinca.

      Vanessa S.

      Eliminar
  3. É incrível como ainda é difícil assumir que se precisa de ajuda psicológica nos dias de hoje

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Se bem que a tendência está a mudar para melhor, felizmente.

      Vanessa S.

      Eliminar
  4. É incrível como os problemas mentais e psicológicos são sempre mais desvalorizados perante os problemas físicos.

    ResponderEliminar