sábado, 27 de setembro de 2014

Todos por Um, ou Cada um por Si?

Quando somos pequenos, todos nos dizem que temos de ser todos amigos. Que temos de nos dar todos bem. Se fazemos birra com alguém, devemos ir logo pedir desculpa... E, no entanto, vivemos num mundo em que o lema é "Cada um por si", "Salve-se quem puder".
Ensinamos o que, realmente, é politicamente correto. Que a união faz a força, que juntos conseguimos ir mais longe mas, afinal, isto não passa de conversa fiada, dita da boca para fora porque, na hora da verdade, fazemos o que mais nos convém e esquecemos-nos dos outros.
Os pequenos crescem e, deixam de fazer o que lhes dizem, para passarem a fazer o que vêem.
Enquanto não se começar a praticar o que se "ensina" não vamos longe.
Todos (ou grande parte) vimos os 3 Mosqueteiros, O Dartacão (um dos meus desenhos animados preferidos), depois crescemos e deixamos para trás uma mensagem muito importante, que todos sabemos e muito poucos praticam: "Um por Todos, e Todos por Um".
Vivemos cada um no seu mundo, tendo apenas em vista os nossos próprios objetivos. Ignoramos o que nos rodeia. Vemos apenas o que nos interessa. E isto é tão triste.
Olhem para o lado. Ajudem pelo prazer e felicidade que isso vos dá e não com interesse de receber algo em troca. Às vezes, um simples "Bom Dia" ou um sorriso podem fazer a diferença.
Parem para pensar. Reflitam sobre as vossas ações. Sobre o que ensinam aos vossos filhos. Parem de olhar apenas para o vosso umbigo. Em, vez disso, olhem à vossa volta.






Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

2 comentários:

  1. Belo texto, era bom que para além de pensarmos só em nós próprios, parar para pensar um bocadinho nos outros, ajudar quem de nos ajudou ou às vezes uma simples palavra no momento certo, faz toda a diferença. O grande problema é que a sociedade, está cada vez mais individualista e isto sim, é realmente triste.

    ResponderEliminar
  2. E não é que tudo que escreveste é verdade?


    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar