quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Diário de uma Voluntária de Saltos #2

Hoje foi o 1º dia, a sério que tive com a minha Amiga Pequena. Estava um bocadinho ansiosa porque não sabia bem o que iria fazer durante uma hora com ela, uma vez que não nos conhecia-mos. Até já tinha pedido conselhos a um amigo que já participa no Projeto desde o ano passado. No entanto, o que inicialmente parecia "demasiado" tempo, tornou-se em menos de um instante.
Foi buscá-la à sala, uma vez que, quando cheguei, a aula ainda estava a decorrer. A professora chamou-a e ela veio a correr ter comigo e agarrou-se, toda feliz da vida, às minhas pernas (afinal, para além de visitas, ainda pode sair mais cedo da aula, o que pode uma criança mais pedir?) "Eu já sabia que tu vinhas hoje" diz ela, com o maior sorriso (vá, devo confessar que o meu cubo de gelo derreteu com este gesto de ternura).
Pousei as minhas coisas numa sala, e pedi que me apresentasse a escola, juntamente com uma coleguinha dela, que é Amiga Pequena de uma amiga minha (que também veio comigo e faz parte deste Projeto). Enquanto a minha amiga e o rebento dela iam, descontraidamente pelos corredores, a Nicole, apesar de, inicialmente, me ter dado a mão, em menos de segundos já estava a correr pelo corredor fora e a espreitar pelas fechaduras. Depois da visita guiada, ao que me pareceu um pequeno labirinto, fomos para uma salinha onde havia livros, filmes e uns computadores (da idade da pedra). Perguntei-lhe o que queria fazer, automaticamente foi à procura de livros. Em menos de 2 minutos, já tinha tirado para aí uns 3 da estante e já os tinha "lido" todos. Perante tanta agitação, propus que fizesse um desenho. Concordou. Abri o meu caderno (supostamente da faculdade, mas que, muito provavelmente, ela vai dar mais uso do que eu) tirei o meu estojo onde tenho umas canetas com cores e elas lá esteve entretida durante 5 minutos, até decidir ir fazer outra coisa, e voltar ao desenho. É uma criança cheia de energia e vitalidade. Dificilmente está sentadinha e entretida. Só está bem a  correr de um lado para o outro ou a saltar (mas deixam este miúda ligada à corrente durante a noite?!).

Obra de arte nº1


Saímos para ir buscar o lanche da manhã. Estava na hora do intervalo e os outros meninos viram-nos a entrar de novo para a sala. Toda social, e mandona, começa a convidar umas amigas para virem para a sala e a mandar outras embora. Quando dou por ela já estão mais 3 ou 4 crianças na sala. Pede-me que lhe leia uma história porque diz que gosta que leia para ela. Sento-a ao meu lado e começo a ler. Não passam nem 2 minutos e ela já está na outra ponta da sala em cima de uma cadeira a apagar as luzes (por algum motivo deve ter achado que aquilo era boa ideia). Acalma durante um bocado e pede-me que faça um desenho: uma casa, uma árvore que dê laranjas e morangos, e uma flor. Enquanto me dá as indicações da tarefa a realizar, diz-me que devo contornar o desenho com uma caneta (um marcador verde florescente que tinha no estojo) e que depois apagasse as linhas a lápis (sim, senhora professora!). Disse-lhe que eu desenhava, mas que tinha de ser ela a contornar. Aceitou e assim foi. Sentamos-nos as duas na mesma cadeira (vá-se lá saber onde a outra foi parar) e, para minha grande surpresa, ali ficou ela a contornar, toda trapalhona e apressada, como já percebi ser caraterístico nela. Pede-me para ficar com o desenho, digo-lhe que sim e peço-lhe para arrumar as coisas, pois está na hora de me ir embora. "Mas já?! Só mais um bocadinho!" Consegue roubar 10 minutos a mais do que o tempo previsto. Prometo-lhe  que voltarei todas as quartas à mesma hora. Levo-a à sala e ela, com o maior sorriso na cara pergunta-me: "Vens passar o Natal comigo?" Ok, desta é que não estava mesmo à espera...! Derreti-me qual cubo de gelo em plena tarde de Agosto. "Vais portar-te bem?" disse eu, "Sim" responde ela. "Então vou pensar nisso." disse-lhe. Quando estava prestes a entrar para a sala, agachei-me e pedi-lhe um beijinho. Deu-me um beijo e um abraço tão grandes que quase que ia tombando para o lado. E lá voltou ela para a sala.


Obra de arte nº2


É uma terrorista em ponto pequeno. Sei que, muito provavelmente, não é sequer exemplar nas aulas e que, talvez, isso se possa dever a falta de atenção por parte da família ou algo do género. Depois de sair da escola, apanhei uma valente molha, saí de lá cansada mas imensamente feliz. Apesar de todas as travessuras típicas de uma criança desta idade, aquele beijo e abraço, no final da manhã, compensaram tudo! Aquela hora passou num instante e, neste momento, mal posso esperar por a voltar a ver para a semana. Só consigo pensar nas atividades que posso fazer com ela para a semana. Tenho que pensar em alguma coisa... ou em várias, que ela farta-se num instante.
As crianças são mesmo o melhor do Mundo!


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

3 comentários:

  1. Pelo que contas deve ser tão querida ..sem dúvida que chegar e ser recebida com carinho por ela deve ser excelente :) . As crianças são o melhor do mundo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Por norma as crianças são tão puras, que fofura


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns por seres voluntária. Tenho para mim que quem faz voluntariado é sempre uma pessoa muito especial :). A minha mãe também faz voluntariado num hospital e sei o que digo ;).

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar