quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Diário de uma Voluntária de Saltos #1

Sempre achei muito importante a prática de voluntariado. Uma experiência de vida em que (todos dizem) recebemos muito mais do que o que damos. Finalmente, ganhei coragem e cheguei-me à frente! Apesar de já praticar voluntariado interno na minha faculdade (na receção e acompanhamento de alguns alunos do 1º ano que, devo confessar, está a ser fantástico) decidi praticar voluntariado com crianças.
Abracei o Projeto Amigo Grande, Amigo Pequeno.

"Consiste no estabelecimento de uma relação de confiança e amizade entre um jovem universitário e uma criança sinalizada durante 1 ano."

No fundo, é-nos atribuída uma crianças com problemas de auto-estima, falta de confiança, carências afetivas... O que se pretende é dar carinho, que é o que falta a estas crianças que, por vezes, vivem com famílias desestruturadas. Estamos com a criança uma hora, uma vez por semana. Para nós é, pouco relativamente a tempo mas, para ela, representa muito.
Ontem fui, pela primeira vez, à escola para saber qual seria o meu Amigo(a) Pequeno(a). Ia ansiosa e curiosa pois não sabia bem o que esperar ou o que havia de encontrar. Entramos na escola, e somos "recebidos" por um rapazito, com cara de reguila, que andava a correr pelos corredores. Estivemos algum tempo na reunião (que foi "interrompida" por alguns curiosos que iam abrindo a porta) e fui brindada com uma Amiga Pequena do 1º ano.  
Apresentaram-nos a professora, que nos convidou a ir à sala de aula apresentar-nos ao pequenos. Quando entro pela sala o meu 1º pensamento foi: "Ohh! Eles são tão mais pequeninos do que eu estava à espera!". Tinham todos cara de safados mas, aqueles enormes e tímidos sorrisos, derreteram-me completamente. A professora introduz-nos, explica porque estamos ali e, de repente, esta "grita": "Nicoooole!". Olho para uma menina, na fila da frente, com o cabelo pelos ombros e sorriso ternurento que, depois daquela chamada de atenção, ficou super envergonhada. "É a minha", sorrio para ela e pisco-lhe o olho (não sei bem se ela reparou). Ainda não sabe que sou a Amiga Grande dela, mas vai ficar em breve. 
Este voluntariado tem a duração de 1 ano (até ao final do ano letivo). No entanto, é possível dar acompanhamento à nossa criança até esta terminar o 4º ano (altura em que mudam de escola). Estive naquela sala só durante 5 minutos mas, ao ver a minha Amiga Pequena, pensei que a vou querer acompanhar o máximo de tempo que puder (este ano está garantido!). 
Estou muito feliz por estar integrada neste projeto, apesar de anda não ter começado. Vou começar para a semana e, sinceramente, estou (como se diz em bom português) cheinha de miaúfa! Medinho! Ainda não sei bem o que lhe vou dizer quando me apresentar oficialmente, entre vários outros medos me "atormentam" a alma: "E se ela não gostar de mim?", "E se, realmente, não a conseguir ajudar?"... 

Tentarei todas as semanas registar e partilhar aqui no blog a minha experiência de voluntariado que, uma vez que envolve crianças, será imprevisível. 

E vocês praticam ou já praticaram voluntariado?
Partilhem as vossas experiências pessoais :)

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

3 comentários:

  1. Nunca fiz voluntariado mas adorava mesmo! :/

    Sofia Pinto

    Morning Dreams

    ResponderEliminar
  2. Há uns tempos que quero fazer voluntariado



    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca fiz voluntariado, mas adorava. Na minha opinião será uma experiência que nos faz crescer e aprender coisas novas e também a ver a vida de uma forma diferente. :)

    ResponderEliminar