quinta-feira, 5 de março de 2015

Diário de uma Voluntária de Saltos #14

Acho que ainda estou meia parva com o meu dia de voluntariado de ontem. Não me interpretem mal, correu tudo bem. Bem demais até!
Chego à porta da sala e, em vez do habitual alvoroço, o que é que se ouve? NADA! Ao que parece, a professora Marta estava doente e veio outra substituí-la: A Encantadora de Pestes. Nunca os tinha visto tão quietos, calados e sérios. Fiquei, completamente, de queixo caído. Estava à porta da sala e, como a professora não estava familiarizada com o projeto decidi deixar os trabalhos um bocadinho de lado. Ia ser uma hora só de brincadeira. A Nicole, caladinha que nem um rato, só se levantou quando lhe fiz sinal para vir ter comigo (que linda!).
A Miriam não estava, por isso calculei que seria mais tranquilo (só não sabia que ia ser  tanto). Vinha super calminha. Saiu da sala, abraçou-me várias vezes e depois fomos para a biblioteca porque ela queria fazer desenhos. Sentou-se e desenhou, desenhou, desenhou... Tentei meter conversa mas não me ligou muito. Esteve nisto imenso tempo! Depois disse que queria que acabasse de  ler a história da Cinderela que haviamos começado há umas semanas atrás. Começamos a história de novo. Sentou-se ao meu colo, apoiei a minha cabeça na dela e comecei a ler. Depois de 3 páginas pediu-me para desenhar um castelo como o do livro (o que vale é que, para ela, sou melhor que o Picasso). Parei de ler e meti mãos à obra. A Amiga Grande da Miriam estava numa mesa à parte e, ora lia, ora mexia no telemóvel, ora olhava para nós. A Nicole lá achou que ela podia fazer algo mais útil do que simplesmente esperar que eu saísse e disse-lhe para se sentar ao pé e nós e, enquanto nós faziamos uma bela obra de arte, ela lia (assim toda a gente trabalha, acho justo). E assim foi. Por entre a leitura lá se ia rindo e gozando com o nariz da madrasta que parecia uma batata, com as filhas dela que eram feias ou dos seus vestidos que eram horríveis. Com tudo isto, esqueci-me do lanche. Mas ela não. Fomos para a sala e comeu num instante (qual aspirador em velocidade máxima) e depois fomos brincar cá para fora. Já estava quase na hora de ir embora e como vi que ela estava a preferir brincar com os colegas despedi-me. Houve só uma expressão um pouco menos feliz na hora da despedida, um abraço e um beijinho.



No geral, foi um dia fácil. Sem birras, sem zangas, sem gritos. Sabe bem que ela se porte bem de vez em quando. Mas, tenho que confessar, se fosse sempre assim, não me dava metade do gozo que me dá.


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

1 comentário: