quinta-feira, 10 de setembro de 2015

De Saltos por aí... | Madeira

Bem, ao que parece este Verão andei em modo turista: on. A Madeira já era um destino que queria visitar há algum tempo e este ano foi o ano! Foi também a primeira vez que andei de avião e devo desde já dizer que adorei a experiência (andasse eu a nadar em dinheiro e era ver-me todos os dias a ir de avião para a faculdade)! 
Estive lá 5 dias. Foi uma visita bem rápida, mas conseguimos visitar todos os locais que pretendíamos. 
No 1º dia, como chegamos já por volta das 14/ 15 horas (cheios de fome e com o estômago colado às costas) decidimos ir trincar umas sandes e dar uma volta pelo Funchal que era onde tinhamos ficado hospedados. E não fizemos muito mais do que isso. 

Funchal

Funchal

Funchal

Funchal

Funchal

Funchal

Funchal

Funchal

Funchal

No 2º dia decidimos apanhar um autocarro turístico e ir ao Cabo Girão e a Câmara de Lobos. O Cabo Girão encontra-se a cerca de 580 metros de altura e existe uma plataforma em vidro onde se pode andar e ver o que existe por baixo e devo dizer que, apesar de eu não te medo de alturas, aquilo mete muito respeitinho! 

Vista do Cabo Girão

Depois para Câmara de Lobos, uma vila piscatória. Já eram horas de almoço e claro que, em terra de pescadores o almoço foi peixe. Comemos um peixe que nunca tinha visto antes: bodião. Almoçamos na Vila do Peixe e devo dizer-vos que o peixe estava fantástico! Não é em todos os restaurantes que se come bom peixe, não pelo facto de não ser fresco, mas porque nem toda a gente o sabe cozinhar. Há quem o deixe passar de mais e fica muito seco, ou vem com a pele preta e cru por dentro... Este estava mesmo no ponto! Foi acompanhado com milho frito e arroz de pimentos. Foi de comer o chorar por mais! E o atendimento foi do mais simpático possível!

Câmara de Lobos

Câmara de Loboa

As minhas grandes aliadas nesta viagem: havaianas flash. Super confortáveis!

Bodião, Restaurante Vila do Peixe

Restaurante Vila do Peixe

Restaurante Vila do Peixe

Restaurante Vila do Peixe

Já tinhamos decidido que não iamos alugar um carro, porque 1º a pessoa que vai a conduzir pouco aproveita a viagem e 2º nós não sabiamos bem quais eram os pontos de maior interesse turístico. Nesse dia quando regressamos ao Funchal, passamos por uma agência que faz visitas guiadas por 20€ cada dia e decidimos que no 3º dia iamos fazer um percurso que passava pela Camacha (e sua cestaria) Pico do Areeiro (que prometia uma ótima vista sobre a ilha mas tivemos azar porque estava nevoeiro e um frio de rachar!) Ribeiro Frio (onde se pratica a cultura da truta) Santana (com as típicas casinhas), Ponta de São Lourenço (com uma vista de cortar a respiração) e Machico (é possível que me esteja a esquecer de algumas pequenas paragens que tenhamos feito pelo caminho).


Ribeiro Frio, cultura de trutas




Santana





Ponta se São Lourenço

Ponta se São Lourenço

Ponta se São Lourenço

Machico, praia de areia amarela

Machico

Machico

No 4º dia fomos também ao topo de uma serra que já não me lembro o nome... (ups!), à Ribeira Brava e depois para o destino que mais gostei: Porto Moniz. Fiquei deveras maravilhada com as piscinas naturais de Porto Moniz e espero poder um dia voltar só mesmo para aproveitar as maravilhas deste lugar. Foi também o sítio onde provei as espetadas que estavam maravilhásticas (maravilhosas + fantásticas) no restaurante Mar à Vista. Devo dizer que este foi um dos sítios onde comemos melhor e onde pagamos menos! Recomendo!



Ribeira Brava




Piscinas Naturais de Porto Moniz

Porto Moniz

Porto Moniz

Porto Moniz


Piscinas Naturais de Porto Moniz

Piscinas Naturais de Porto Moniz

Amando Porto Moniz!

No último dia, para a despedida, decidimos que iamos andar no teleférico, andar nos carros de cesto no Monte e ainda fomos ao Mercado dos Lavradores. O resto do dia foi passado a explorar sítios da baixa do Funchal por onde ainda não havíamos passado.

Vista do Monte

Gostei imenso da viagem! Devo dizer que foi cansativo mas valeu bem a pena. Tirei perto de 400 fotografias e só não tirei mais porque a minha companhia também tirou bem a parte dela (assim poupei "trabalho" e aproveitei mais a vista). Foram vistas daquelas em que os olhos se perdem, em que o céu se funde com o oceano e em que as fotografias não conseguem capturar a verdadeira beleza que os olhos vêem. Nunca na minha curta vida tinha visto água tão azul e brilhante!

Quanto à gastronomia, fiquei completamente rendida ao bolo do caco, ao milho frito e à poncha (que é forte pra burro!). Ah! E não podia esquecer a banana da Madeira! Para além do que já referi vim para cá com a barriguinha cheia de bife de atum, peixe espada com banana, mousse e pudim de maracujá e coral (cerveja que me surpreendeu bastante pela positiva). O melhor de tudo foi mesmo não me terem pedido para pagar o excesso do meu peso no avião (o meu maior medo a seguir à possibilidade de me poderem perder a mala).
Contudo, e bem sei que é um destino que vive essencialmente do turismo, mas os restaurantes (e não só!) têm preços que eu considero bastante elevados, tendo em conta o preço do produto e a sua qualidade. Nada contra o facto de as pessoas terem de ganhar o seu dinheiro (e sou filha de pais que trabalham em restaurantes, sei do que falo), a vida custa a todos, é bem verdade maaaaaas, nem tanto ao mar nem tanto à terra minha gente.

Num dia passei pelas 4 estações do ano. Ora bem que estava um calorzinho bem agradável no Funchal e depois um nevoeiro cerrado, chuva e um briol de fazer bater o dente no Pico do Areeiro e no Ribeiro Frio (faz jus ao nome). Conselho: andem sempre com um casaquinho na mala! Em terras madeirenses nunca fiando que este tempo é malandro! Mas, regra geral nunca faz nem muito frio, nem muito calor. As temperaturas são bastante amenas e agradáveis. 

No final das contas, foram uns ótimos dias e adorei a Madeira!

E vocês, por onde andaram este Verão? Já alguma vez foram à Madeira?

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

5 comentários:

  1. Este Verão andei por terras algarvias, e pela Beira Baixa. Já fui à Madeira e adorei! Aconselho sem dúvida, a ir a esta ilha fantástica :) e come-se lá muito bem mesmo!

    ResponderEliminar
  2. A Madeira é um dos locais que eu adorava conhecer. As fotos estão muito bonitas :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que fotos lindas!
    Nunca lá estive mas tenho muita vontade!

    ResponderEliminar