sábado, 19 de setembro de 2015

Não Desisti e Consegui

     "Pois é, acabou o ensino secundário, fizeste os exames, candidataste-te à faculdade. Os resultados da primeira fase já saíram. Os colegas já estão na sua nova vida académica. E tu? Entraste? Não conseguiste?
     Esta nova fase, que começa assim que fazemos os exames finais do secundário, é sempre muito difícil. Corrigindo: é sempre muito ansiosa e duvidosa. É uma mistura de medo com desejo e vontade! Querer ou não querer. Saber ou não saber. Ir ou ficar. 
Mas eu digo-te: não desistas! Por tudo o que é mais sagrado: nunca desistas dos teus sonhos! Nunca ninguém disse que ia ser fácil e as dificuldades só nos fazem crescer.
               
     Hoje estou no terceiro ano de psicologia, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. E não podia estar mais feliz.
     Quando saíram os resultados da primeira fase vi que não tinha entrado (por duas décimas). Estava a decorrer a festa cá na minha terra. Passei a noite a chorar. Como se não bastasse não ter entrado no curso que era o amor da minha vida, entrei num curso que nem sabia para que servia. O caminho que eu tinha traçado para mim tinha sido alterado. Senti que tinha encontrado um cruzamento que me obrigou a mudar de direcção.
      Fui à faculdade e inscrevi-me no curso que me tinha calhado na rifa: ciências da educação. E foi uma tortura, porque era o mesmo espaço onde eu queria ter entrado: faculdade de psicologia.
     Assim que pude, concorri à segunda fase de ingresso. Tinha tudo para correr bem. As médias costumam descer, há menos pessoas a concorrer. Estava sempre a contar os dias, as horas, os minutos. Atualizava constantemente a caixa do e-mail. Sentia-me confiante! Quando saíram os resultados… Não consegui! Não tinha entrado no meu amado curso, desta vez por uma décima. Senti-me derrotada. Senti que não tinha capacidades para estar onde queria.
      Foi uma mistura de sentimentos. Por um lado tinha conseguido entrar num curso, que se tinha revelado com muitas saídas profissionais. Mas, por outro lado, não estava a estudar o que eu mais desejava. Eu não estava a viver o meu sonho. Alguém tinha ficado com ele.
       E lá estava eu. A estudar algo que não queria, a ocupar uma vaga. A psicologia não me saía da cabeça. A melhor aula da semana era psicologia da educação, pelo menos conseguia contactar um pouco com aquilo que eu queria.
      Ganhei forças, coragem e esperança: concorri à terceira fase. Haviam seis vagas para preencher. Não queria contar aos meus pais. Não os queria desiludir mais uma vez. Eles tinham ficado tão felizes de ter conseguido entrar no outro curso. Porém, não estava demasiado confiante. Não me queria desiludir e magoar mais uma vez.
       Esperei e esperei. No dia 12 de Outubro saíram os resultados da terceira fase de ingresso. E o que aconteceu? Entrei! Finalmente tinha conseguido entrar no curso que eu tanto amava! Estava no meu caminho! Estava no meu destino! Fiquei tão feliz! Consigo ter tudo isto na minha cabeça, lembro-me e vejo as imagens como se estivesse a acontecer! Foi um dos momentos mais felizes da minha vida!
       A adaptação não foi muito fácil. Já tinha passado um mês de aulas. Havia muita coisa para pôr em dia. Aulas para apanhar, livros para comprar, fotocópias para tirar. Senti medo de não conseguir ser suficientemente boa para ali estar. Mas consegui! Eu sou suficientemente boa! Eu consigo! Eu luto!
               
       Hoje penso: ainda bem que não desisti! Agradeço aos meus pais por me ensinarem a lutar pelos meus sonhos! A nunca desistir! Nunca! Nunca nunca!
       A vida vai ser sempre assim, como eu costumo dizer: cair sete vezes e levantar oito. E é aí que entram todos os meus/nossos pilares. Conto com as minhas pessoas mais queridas, com as minhas colegas, com a psicologia e comigo! Acima de tudo: conto comigo!
      Se não for pela minha vontade, não será pela vontade de mais ninguém! Sou eu que tenho de lutar, é o meu sonho! Pertence-me!

      A ti que entraste em primeira fase: boa sorte, luta pelo teu sonho, nunca desistas! Mostra que mereces a oportunidade que te deram!
        A ti que vais entrar em segunda fase: parabéns! És um lutador. Apanha o fio à miada. Apaixona-te cada vez mais!
       E a ti que vais entrar em terceira fase: opa, és o maior! És um vencedor! Não te deixes vencer pelas dificuldades. Mostra quem és!


Bem-vindos à vida académica!"

Ana Anselmo

6 comentários:

  1. O importante é nunca desistir e lutar pelos nossos sonhos!

    ResponderEliminar
  2. A melhor coisa é estudar algo de que gostamos mesmo! :D

    ResponderEliminar
  3. Gostei de conhecer o teu testemunho e é sem dúvida uma mensagem muito motivadora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o meu testemunho, mas foi o de alguém que me é bastante próximo. Achei que seria útil e motivador para pessoas na mesma situação.
      Obrigada :)

      Vanessa S.

      Eliminar