quinta-feira, 12 de março de 2015

Diário de uma Voluntária de Saltos #15

"Levantei-me mas ainda não acordei."

Este foi o meu estado hoje de manhã (que, a bem dizer, se prolongou pelo resto do dia). Dei início à minha vidinha completamente em modo zombie (nem sei como é que não assustei as crianças quando cheguei à escola).
Entro na sala. Ainda estava a pousar as minhas coisas e já estava a ser brindada com um abraço e um beijinho. Depois da boa receção, Nicole de seu nome, volta a sentar-se e lê. Sim, ela por livre e espontânea vontade, sem que eu lhe tenha pedido ou a professora lhe tenha mandado, começa a juntar as letras e a ler uma ficha que havia  sido entregue (qualquer coisa sobre um macaco que caiu, não me recordo bem). Entretanto diz-me para eu me sentar na cadeira com ela e continua a ler. Encosta-se a mim e, mesmo sem que mo diga diretamente, pede-me miminhos. Ponho o meu braço à volta dela e vou passando os meus dedos pelos seus cabelos. Entretanto a professora pede voluntários para continuar a leitura que alguém havia começado. Ela põe o braço no ar, a professora dá-lhe a palavra mas ela não sabe onde é que a leitura tinha parado. É mesmo cabeça na lua.
Senta-se ao meu colo e depois no meio das minhas pernas. A professora distribui o lanche da manhã e ela começa a por-me a par das novidades: tem um colar novo que a avó lhe deu mas que não a deixa trazer para a escola e que a Débora (acho eu) ia a casa dela no sábado e iam brincar muito.
A hora do intervalo chega e hoje o pedido é para ficarmos cá fora a brincar todas (que bom, logo no dia em que estou com menos energia).
Antes de sairmos cá para fora:
"- Hoje não vou vestir o casaco porque não trouxe.
- Não trouxeste?
- Não.
- De certeza.
- Sim.
- Não me estás a mentir?
- Pronto, eu trouxe mas é fininho...".
Ahhhh, achavas que me passavas a perna sua malandreca!
Desta vez cedi eu. Fomos brincar para o sol e, como não estava frio, não viria grande mal a o Mundo.
Começamos por jogar à apanhada.  As outras meninas, inicialmente, estavam com vergonha de me apanhar mas, depois de a Nicole o fazer seguiram-lhe o exemplo. Foi engraçado porque mal precisava de me mexer (yes!). Bastava eu esticar o braço para apanhar quem me tinha apanhado (estes crescidos são mesmo manhosos). Depois passamos para uma versão mais atual do lencinho (tão atual que nem inclui lenço). Até correu bem, tirando o facto de a minha peste ser uma mandona e muitas vezes não conseguir aceitar o facto de que nem sempre os outros querem fazer o mesmo que ela. Ainda tem muitas dificuldades em ceder e em dizer não.
Entretanto as auxiliares trazem uma mesa para o recreio para venderem bolos com o objetivo de juntarem dinheiro para um passeio de fim de ano. Ok, eu percebo que esta seja a forma mais fácil de angariar fundos, mas a última coisa de que estas crianças precisam é de mais açúcar. É assustador a quantidade de bolos, sumos, e pastilhas que os pais dão aos filhos para eles comerem nos intervalos. Com isto, eles não vão descansar enquanto não arranjarem forma de levar dinheiro para a escola para enfardarem mais porcarias. Já estava na altura de alguém começar a tomar consciência do que se passa... É realmente impressionante. Escusado será dizer que, à volta da mesa estavam um bando de crianças que não arredavam pé (garanto-vos que, se os olhos comessem, aquela mesa tinha ficado limpinha num instante!).
Aproximava-se a hora de despedida e a Nicole olha para mim e diz:
"- Podes ir-te embora. Eu agora queria brincar com as minhas amigas."
Olha para as amiguinhas e diz:
"- A minha Amiga Grande agora tem de ir estudar."
Olhem-me a lata deste piolho! No início só queria mimo e agora manda-me embora. Estou tramada...
Fui ver se a outra Amiga Grande já estava despachada para nos irmos embora. Entretanto vêm duas pequenas atrás de mim: a Íris e a Anaísa (acho que é assim que ela se chama... já deu para perceber que sou péssima com nomes não já?). Elas não têm Amigas Grandes e têm alguma dificuldade em perceber porque é que isso acontece se se portam bem. Claro que todos querem ter Amigos Grandes. Quem é que não quer alguém que brinque com eles e lhes dê mimo quando quiserem? Portanto, enquanto a Nicole estava a praticar a sua independência, eu andava com 2 atrelados à volta da minha cintura. Ganhei mais duas pestes.



Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

2 comentários:

  1. Todas as semanas fico cheia de vontade que seja quarta para teres mais novidades para contar :)
    Até eu começo a ganhar um grande carinho por essa pestinha! :3
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem imaginas o quão contente fico por saber isso :)
      Beijinhos,

      Vanessa S.

      Eliminar