sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como uma flecha

Todos nós já passamos por alguma experiência em que não conseguimos atingir os nossos objetivos (pelo menos não imediatamente). É uma sensação bastante ingrata e frustrante. É, por vezes, como se nos tirassem o tapete do chão e desse-mos o maior trambulhão das nossas vidas. E quanto mais importante para nós for esse objetivo pior. A minha primeira reação perante um situação destas é chorar. Chorar como se o mundo fosse acabar amanhã. Isolar-me do mundo e chorar, chorar, chorar até não ter mais lágrimas para deitar cá para fora. Se, por vezes, já é difícil não corresponder às expectativas dos outros, pior mesmo é não conseguir-mos corresponder às nossas. Por vezes, parece o fim do mundo. Mas não é.


Um dos maiores sonhos da minha vida: entrar na faculdade. Desde que me lembro de mim, lembro-me de ter este objetivo. No entanto, o ano passado por esta altura, quando fazia os meus exames para provas de ingresso, algo que sinceramente não esperava aconteceu. Tive uma nota francamente baixa num exame e a probabilidade de não conseguir entrar na faculdade, no curso que na altura pensava que queria, apareceu à minha frente como um fantasma que insconscientemente temia à muito. E foi assim que me deparei com um dos meus maiores medos: não ser capaz de concretizar o meu sonho. Fui-me muito abaixo. Sentia-me perdia e não sabia ao certo o que fazer. No entanto, os meus pais (os grandes pilares da minha vida) sempre estiveram lá para me apoiar e para me lembrar que: "A vida não acabou! Não morreu ninguém. Deste o teu melhor e as coisas não correram bem. Só que dizer que tens que continuar a tentar, a dar o teu melhor. Lá porque desta vez as coisas não correram como tu esperavas não quer dizer que tu não saibas nada, nem que não saibas o que estavas a fazer. Não correu bem desta vez, mas para a próxima há-de correr melhor! Não podes perder a confiança em ti! É levantar a cabeça, seguir em frente e voltar a tentar!" (palavras sábia de gente experiente).
Caí em mim, enchi-me de força e coragem, levantei-me e continuei a lutar pelo meu sonho.
 Foi neste momento difícil de incerteza que a possibilidade de Psicologia surgiu. Voltei a repetir o exame e correu bem melhor. Na altura das candidaturas acabei por escolher Psicologia em vez da minha outra hipótese que há anos que dizia  que queria seguir (para aflição dos que me eram mais próximos pois não conseguiam compreender a minha súbita mudança). Hoje cá estou eu. Aluna do 1º ano de Psicologia. E confesso, não poderia estar a gostar mais do meu curso.

Não acredito nada no destino nem nada dessas coisas. Acredito que nós fazemos os nosso próprio caminho. Que nosso futuro é incerto e o  podemos mudar a qualquer momento, dependendo das nossas decisões. Apesar de tudo isto, cada vez acredito mais que há coisas que não acontecem por acaso. A vida de vez em quando dá-nos um abanão para nos por à prova e nos ensinar certas lições.
Costumo dizer que sou como uma flecha: quanto mais me puxam para trás (e me dizem que não vou conseguir), mais força me dão para seguir em frente. E é mesmo assim que tem que ser. Temos que continuar a lutar constantemente por aquilo que queremos. Nunca chegaremos a lado nenhum se não lutar-mos. É fácil? -Não. Vai custar? - Sim. Vamos dar no nosso melhor? -Óbvio que sim. Vai valer a pena o esforço? -Podem ter a certeza que sim!


Perante uma situação difícil (qualquer que seja), nunca percam a esperança e a confiança em vocês mesmos! Para os mais religiosos, pensem que Deus só tem duas respostas para os vossos pedidos: -Sim. ou -Ainda não.
Lutem sempre. Por mais que custo, ou por mais difícil que seja, o esforço será sempre recompensado.
"O mais difícil não é lutar pelo que se quer, mas desistir do que se ama."
Tenham sempre esperança e acreditem que é possível.

"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa consegui, nunca desista dos seus objetivos mesmo que esses pareça impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa."
Albert Einstein

"Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste."
Dr. House

"Existem coisas na vida pelas quais vale a pena lutar até ao fim."
Paulo Coelho

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."
Mahatma Gandhi

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

4 comentários:

  1. Adorei o texto . Está excelente.
    bjs
    A MODA AO MEU ALCANCE
    by: Sónia

    ResponderEliminar
  2. Devemos lutar sempre pelo que queremos, pelos nossos sonhos..por muitas batalhas que existam!
    Gostei muito do texto :)
    Bjs

    Morning Dreams | Participa no GIVEAWAY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é isso mesmo!
      Muito Obrigada minha querida. :)
      Beijinhos

      Eliminar