quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DreamCatcher

Muitos já devem ter ouvido falar de Dreamcatcher, Apanhador de Sonhos ou Caça Sonhos. São objetos esteticamente muito bonitos e carregam consigo uma grande misticidade. Mas de onde vêm e qual a sua história?
Bom, os Caça Sonhos tiveram origem nos nativos norte-americanos, mais precisamente na tribo Ojibwa.


"Ojibwas acreditavam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos bons e maus. É para separar esses sonhos e más energias que existem os Dreamcatchers."




Reza a lenda que, durante uma guerra entre duas tribos, a raiva e o rancor que pairavam no ar faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala desceu à terra, e pediu ao grande xamã da aldeia  que fizesse um aro com um galho de salgueiro-chorão, e deixasse uma aranha tecer uma teia no seu interior. Assim sendo, o xamã pendurou o amuleto no teto da cabana, onde as crianças dormiam. O objetivo era fazer com que as más energias ficassem presas na teia e se dispersassem quando amanhecesse. As boas energias passariam pelo furo do meio.
O círculo simboliza a roda da vida, a teia são os sonhos que tecemos (não só os que temos quando dormimos, mas também os sonhos da nossa alma) e o centro da teia é o vazio, e simboliza o Grande Mistério.

Não sei se sou só que que gosto imenso deste tipo de lendas tribais, mas acho, esta em particular, bastante interessante. E o próprio amuleto em si (para não voltar a referir a sua carga simbólica) é esteticamente muito bonito. Há quem os pendure no quarto, no carro, há brincos, colares e há mesmo quem faça tatuagens. Estão por todo o lado. Já existem há uma imensidão de tempo mas, só mais recentemente, é que têm sido mais evidentes.

Vi no Facebook uma página que se chama, precisamente, DreamCatcher, onde a Carolina Santos e a Marta Dias vendem Caça Sonhos feitos por elas. São lindos, lindos, lindos. Há em várias  cores, tamanhos e (passem-se em conjunto comigo) há uns que brilham no escuro (o quê?!)! Tudo isto a um preço bastante acessível.
Deixo-vos aqui algumas imagens das criações delas, caso queiram adquirir algum basta contactá-las através da página do Facebook que podem aceder aqui. Elas são super simpáticas e terão todo os gosto em vos "receber" e falar com vocês.
Aconselho mesmo a quem goste, que visite a página delas. Vale mesmo a pena.













Tenho que vos confessar que fiquei completamente rendida e cada vez mais apaixonada pelos Caça Sonhos.
Não tenho nenhum mas, tenho que pensar seriamente em arranjar um para mim.
E vocês o que achas deste amuleto? Já conheciam? Gostam? Têm algum ou começaram agora a pensar em adquirir?

Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

4 comentários:

  1. A-D-O-R-O!!
    Já estou a ver e são preços bastante acessíveis!
    Vou comprar um que brilha no escuro!! *-*
    E tu?

    Beijinhos minha linda*
    P-S : Passa a responder no blog da pessoa que te responde , porque assim nunca sabem se respondeste ahah tinham de andar sempre aqui a ver, daí eu pensar que nunca me respondes tonta

    ResponderEliminar
  2. Também não tenho, mas adoro. Acho tão bonitos e com um significado tão interessante :)

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. R: e apostas bem nessa ;) obrigadaaa*
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não tenho nenhum, mas gostaria muito de ter um ,:)
    beijinhos

    ResponderEliminar