sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O que queres ser quando fores grande?

Desde pequeninos que os adultos nos perguntam o que queremos ser quando formos grandes. Ouvem-se as mais variadas respostas: super-herói, médico, veterinária, futebolistas ou, no meu caso, uma bailarina. Depois fingem-se interessados e  dizem-nos que temos de estudar e trabalhar muito para isso (como se, naquela idade, estivesse-mos a prestar atenção às suas lições de vida),e que nada na vida se obtém sem esforço. Que somos muito novos e, um dia, entenderemos. Nunca percebi esta mania dos adultos. Que raio de pergunta.
Com o tempo fui crescendo e deixei de querer ser bailarina, passei a querer ser professora, depois jornalista, advogada e, finalmente, acabei por seguir psicologia. Um dia, espero vir a ser psicóloga. Mas não é só isto que quero ser.
É claro que espero ser bem sucedida profissionalmente, tem um emprego estável, gostar do que faço e, progressivamente, evoluir na carreira. Mas não é só isso que quero ser.

Desde pequenos nos perguntam o que queremos ser quando formos grandes, e esperam que lhes respondamos com uma profissão. Mas eu não quero ser só a minha profissão. Não quero ser definida por um diploma académico. Quero ser mais do que isso.
Quero ser independente, quero viajar, conhecer novas pessoas e novas culturas. Quero cometer as loucuras típicas da minha idade, quero sair, divertir-me com os meus amigos. Quero ajudar, fazer voluntariado, dar o meu contributo para a sociedade. Quero provar a mim mesma que sou capaz. Quero ter a minha casa, a minha família...
Quero ser a Doutora Vanessa, mas não só. Também quero ser a amiga, a voluntária, a filha, a namorada/mulher, a mãe...





A minha profissão será, sem dúvida, uma parte de mim. Mas, só por si, não me definirá. Porque eu quero ser muito mais do que isso.
Chegamos a uma certa idade e os adultos deixam de nos fazer este tipo de perguntas (talvez por nos começarmos a assemelhar com eles). No entanto, só agora percebi o sentido desta pergunta e a importância da sua resposta. Quando for grande não quero ser só psicóloga. Quero ser eu. Quero ser feliz.


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

6 comentários:

  1. Excelente texto :)
    Nem mais, essa era uma das perguntas : O que queres ser quando fores grande? , que mais me faziam, já desde pequena sonhava trabalhar ligada à àrea da saúde , o meu sonho passou entre ser : enfermeira , médica, farmacêutica até Psicologia , que é sem duvida uma das áreas em que estou apostar na minha formação . Mas concordo contigo , ir mais além é excelente faz-nos crescer, aprender ...
    Beijinhos
    A MODA AO MEU ALCANCE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que realmente quero transmitir é que é ótimo termos uma profissão, lutarmos por ela e esforçar-mo-nos, mas isso não é tudo na vida. É uma parte dela, mas não é tudo. Há outras coisas igualmente ou mais importantes para a realização de uma pessoa. :) Às vezes esquece-mo-nos que temos uma vida fora do trabalho. E é para isso que quero alertar.
      Ainda bem que estás a conseguir concretizar o teu sonho. Um conselho: não te limites a seguir os teus sonhos, persegue-os! ;)
      Beijinhos,
      Vanessa S.

      Eliminar
  2. Eu quando era pequena dizia que queria ser advogada,engenheira e mais tarde cheguei a dizer que queria ir para Investigação Criminal, bem e acabei por seguir Gestão e gosto bastante, quero também fazer muito mais coisas como viajar, passear e sem dúvida divertir-me.
    Gostei bastante do texto. :)
    http://poraquifala-sedemoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado :)
      Desejo o melhor para a tua carreira de gestora e, especialmente, para a tua vida pessoal!

      Vanessa S.

      Eliminar
  3. É isso mesmo, a vida é muito mais do que a nossa profissão. Devemos sem dúvida procurar uma profissão que nos complete, da qual nós gostemos e nos identifiquemos, mas há tanto mais para descobrir. Desde livros, filmes, viagens, e sobretudo os momentos que passamos com aqueles que mais gostamos, o mundo oferece-nos mil e uma oportunidades, cabe a nós agarra-las :) Bom texto :)

    ResponderEliminar
  4. Estou a adorar MESMO o teu blog só que não conisgo subscreve-lo, não sei o que se passa....

    ResponderEliminar