sábado, 17 de janeiro de 2015

Como Sobreviver à Época de Exames

Pois é, está aí a  temida horrível bem dita. Parece sempre muito distante mas, quando damos por ela, já cá está a atormentar-nos.
É uma altura de grande stress e é muito fácil ceder à pressão imposta. Nesta altura os estudantes universitários devem ser, provavelmente, um dos maiores consumidores de café e chá (vá, estamos pelo menos no top 10). E não digas que não, que bem sei que tens cafeína a correr pelas veias e que comes chocolates (e toda uma quantidade de coisas que irão para ao teu rabo e cochas) como se a tua média dependesse disso. Ah sim! Porque se achavas que, depois de entrar para a faculdade, a média deixava de interessar, enganas-te (especialmente para os cursos com mestrado integrado).
Por tudo isto, e como não quero que entrem em burnout (que é como quem diz, esgotamento) deixo-vos aqui algumas dicas do que eu costumo fazer:

1. Dedica uma parte do teu dia a fazer algo que te relaxe


Aproveita para praticar um desporto, vai correr (nada melhor para deitar a raiva toda cá para fora), pinta as unhas, vê um episódio da tua série preferida (uma temporada inteira não conta!), toma um banho de imersão, ouve um pouco de música ou vai atualizar-te nos novos post's dos teus blogs preferidos. 


Porque na vida é preciso correr riscos à procura de resultados. 


2. Desabafar frustrações

Uma pessoa estuda, estuda e, por algum motivo que ainda não consegui descobrir, parece sempre que não fixei nada e que estou na mesma como se não tivesse estudado nada. Às vezes só me apetece atirar tudo pela janela e arrancar os cabelos! Mas lembra-te que não és o único nesta situação. Fala com os teus amigos, eles muito provavelmente estão na mesma situação que tu (aquele que acha sempre que vai chumbar e depois acaba com 17 ou 18 não conta, muito provavelmente só lhe vais querer bater) ou com a tua madrinha/padrinho de curso ela/ele vai incentivar-te a continuares a estudar, motivar-te e levantar-te a auto-estima apesar de ela/ele própria(o) mal conseguir controlar os seus nervos  (ou então entram as/os duas/dois em pânico). Seja como for, falar sobre o assunto costuma ajudar sempre.

"Ah!! Mas essa matéria sai para o exame?!"


3. Ter alguma coisa para comer ou beber enquanto se estuda

Sim, sim, sim.... vai tudo para o rabo ou cochas, mas é algo que realmente me ajuda a estudar durante mais tempo. Um quadradinho de chocolate (não vale comer a tablete!), bolachas ou uma caneca de café/galão ou chá (no meu caso só de frutos vermelhos). Gosto de ter uma bebida quente quando estudo à noite, mas nunca costumo optar muito pelo café porque a mim não me faz ficar mais tempo acordada. Bebo simplesmente porque gosto. Não é aprovado por nenhum nutricionista, contudo podem sempre optar por coisas mais saudáveis... não sei se roer uma cenoura ou um pepino é bem o vosso gosto, mas porque não? Eu vou continuar à base do que é mais calórico e depois olha, corro um bocado e a médica de família dá-me na cabeça...

Porque atrás de qualquer mulher bem sucedida está uma grande quantidade de café.


4. Fazer pausas

Não sei se vocês conseguem, mas para mim estudar 1000 horas seguidas (ou mais) não dá! Tenho que ir fazendo pausas para ir ao Facebook, Instagram, Blog... "Ah, mas todos fazemos isso!". Não, porque estudar 5 min. e estar no Facebook meia hora não conta! Mas os telemóveis, televisões e computadores são algo a ter muita atenção, uma vez que nos consomem muito tempo e, quando damos conta, já passou imenso tempo e não estudamos nada. Mandar snaps de 5 em 5 min. também não conta como estudo!

Querido stress faz uma pausa, sff!


5. Não deixar tudo para a última

Pois, já cá faltava. Já estamos fartinhos de ouvir isto desde que entrámos para o 1º ano e tinhamos de fazer trabalhos nas férias de Verão. Sinceramente, com todos os trabalhos durante o semestre nunca consigo ir pondo o estudo em dia mas, se vocês conseguirem, ajuda imenso! Boa Sorte com isso!

Ainda continuo à espera da minha carta...


6. Gerir bem o tempo

Esta é a palavra chave de todo o percurso académico! Há quem faça planos/horários de estudo e estude uma cadeira de manhã e outra de tarde... Eu não faço nada disso porque simplesmente não resulta para mim. Defino (mentalmente) quais são os dias que tenho de estudar para cada cadeira e pronto. Conseguir ter uma boa gestão de tempo é meio um terço de caminho andado para o sucesso.

"Um objetivo sem um plano é apenas um desejo"



Como uma amiga minha me dizia: "Corações partidos e épocas de exames são o pior". É bem verdade, mas ainda há esperança e salvação para todos nós. É difícil mas é possível. Às vezes o pior é mesmo arranjar motivação mas também cobri essa parte:







Agora que temos o apoio do Ian Somerhalder e do Ryan Gosling, bora lá voltar a enfiar a cabeça nos livros, sebentas, apontamentos e afins. O esforço é sempre recompensado e estamos todos juntos na desgraça.


E vocês, o que fazem para sobreviver à época de exames?


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

4 comentários: