quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Diário de uma Voluntária de Saltos #6

Com as Férias de Natal, fiquei duas semanas sem ver a minhas peste e, tenho de confessar, já estava a ficar com saudades. Esta semana começaram as aulas e lá vem a pequenada toda em pulgas e com as baterias carregadíssimas para a escola. Pensei que a Nicole viesse super eléctrica e irrequieta mas, felizmente, não se verificou.
Chego à sala e sou logo recebida com um abraço e um beijinho (que ótima forma de começar o ano). Ela estava a escrever umas frases quando eu cheguei. Levantou-se para me cumprimentar e voltou a sentar-se. Qual não é o meu espanto quando ela, por iniciativa própria, começa a escrever. E as letras até se percebiam! Ela estava a escrever em português e não em mandarim (ou a gatafunhar como era costume)! Acho que fiquei tão feliz quando parva perante este cenário! Ok, não era a letra mais perfeitinha do mundo, mas comparado com o que já vi estava fantástico! Depois ajudei-a porque lá se deve ter fartado e começou a dizer que não sabia fazer. Comecei a puxar por ela e conseguiu fazer tudo. Acho que foi a primeira vez que saí com ela da sala com uma tarefa toda acabada e bem feita. Chegou à altura de distribuir o lanche da manhã. Ela arrumou os livros, os lápis (que é como quem diz, aquela miniatura de carvão) e sentou-se super direita na cadeira (como quem tinha acabado de engolir um garfo). Vi, deu-me muita vontade de rir, mas não disse nada. Perante a minha falta de reação ela fez questão de fazer um gesto com a mão por cima da mesa, para que eu reparasse que estava limpinha e arrumada e de referir  que era assim que se devia sentar. Disse-lhe o que queria ouvir:"Que linda, muito bem!". Mas manteve a postura e o olhar sério. Comeu o pão com manteiga mas, quando ia beber o leite, entornou um bocado para a camisola e para a cadeira (a trapalhona de sempre). Disse-lhe para ir buscar um lenço. Foi e, sem reclamar, limpou a camisola, a cadeira e acabou de comer sem qualquer tipo de problema. A sério que esta é a Nicole?! Não pode, deve ser a gémea de certeza!!
Desta vez não levei nada planeado para ela fazer e, como estava um frio desgraçado fomos para o ginásio. Correu de um lado para o outro, andou a brincar com arcos, a fazer cambalhotas nos colchões no  fundo, a exibir-se para a Amiga Grande. Depois perguntou-me se podia chamar umas amiguinhas para virem brincar também, disse que sim (estava uma mãos largas hoje). Vieram três. Por momentos pensei que não fosse resultar porque ela não costuma gostar quando tem que dividir a minha atenção, mas correu tudo bem. Correram, gritaram, saltaram...
"-Vanessa olha o que eu consigo fazer!"
"-E eu também olha, olha! Não viste, vou fazer outra vez!"
A Nicole sempre a dar ordens (que ninguém cumpre): "A Amiga Grande é minha, eu é que sei!". Tão pequena e tão mandona.


Chegou à hora crítica da despedida. Pedi que arrumassem tudo antes de irmos embora porque eram bolas, cordas, colchões e arcos por todo o lado. Tive que me fazer ouvir. No início não resultou bem, mas depois começaram todas a contribuir e a arrumar. Ajudei-a a vestir o casaco para me vir embora. É claro que não me livrei do: "Já?! Mas ainda agora chegamos! Fica mais um bocadinho, vá lá!", mas até foi pacífico, sem birras nem nada do género. Acho que foi também a primeira vez que saí de lá à hora estipulada. Não me importo de ficar lá mais um bocado quando posso, mas hoje não podia mesmo de ser. Dei-lhe um abraço e um beijinho, disse-lhe para se portar bem e que voltava para a semana.
Reparei que, das última vezes que lá fui, não tenho visto o nome dela no quadro, o que, por si só já era um bom começo. Mas o que vi hoje deixou-me completamente de boca aberta! Não sei o que é que lhe aconteceu nas férias, mas fez efeito. Não sei se ela estava particularmente bem disposta hoje, mas saí de lá com a sensação de que as coisas se estão a compor e que, talvez tenha um pequeno impacto nisso. No fundo, saí de lá super orgulhosa! A minha menina a portar-se bem, quem diria! Quem disse que isso do "Ano Novo, Vida Nova" era mentira? Vamos ver se é para manter.
A Saga continua para a semana.


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

3 comentários: