sábado, 9 de maio de 2015

Verdade ou Egoísmo?

Recentemente estive numa aula de debate que começou com o tema do casamento e acabou com traições. São temas sensíveis, as opiniões são várias e é engraçado ouvir outras perspetivas (por mais que não concordemos com elas). No entanto, a conversa tomou um rumo que definitivamente não estava a prever. A meu ver, acabou por ser defender o indefensável.

Um romântico incurável acabou por afirmar que alguém que tenha cometido uma traição e se tenha arrependido não o deve confessar ao marido/mulher/namorado(a). Isto porque, perante uma situação destas, a relação provavelmente acabará e o outro sairá verdadeiramente magoado. Ora, não é justo magoar com tamanha brutidade alguém que está apaixonado por nós perante um descuido. Este choque é um dos piores que se pode dar a alguém apaixonado, dor que está a par com a morte de um filho (havendo estudos que comprovam isto). Afirma ainda que são maioritariamente os homens que mais confessam este tipo de atitudes como uma forma de aliviar a carga cognitiva, que é como quem diz, de tirar o peso da consciência e procurar o perdão da mulher/namorada. Nesta ordem de ideias, o traidor deve carregar o peso do seu arrependimento de forma a manter a relação intacta. A verdade não deve prevalecer acima de tudo até porque nós não o fazemos diariamente nas nossas relações. Constantemente vemos uma pessoa na rua que, muito provavelmente preferíamos que não nos tivesse aparecido à frente e reagimos com um sorriso ou com um "gosto em ver-te". São as "regras" da socialização. Não podemos simplesmente andar por aí a tratar mal as pessoas.

Muito sinceramente nunca tinha pensado nas coisas desta forma. Consigo compreender o ponto de vista mas não consigo concordar com ele. Para mim uma traição não é um descuido e não acontece por acidente. Por mais chocante e dolorosa que a situação fosse preferia saber a verdade a viver uma mentira. Lá porque um carrega um peso na consciência quer dizer que o outro tem de carregar um peso na testa?! Se realmente existisse paixão ou amor isto não teria acontecido. Nunca estive numa situação destas, é verdade (que, segundo alguns estudos indicam, acontece a uma em cada duas pessoas). Ainda assim, não sei se alguma vez conseguiria perdoar um ato destes.



Contudo é uma visão bastante "ética" da relação com o outro.
Mas, até que ponto é que dizer uma verdade que pode magoar o outro pode ser considerado um ato de egoísmo?
Será preferível viver uma bela e apaixonada mentira ou uma dura realidade?

A questão impõe-se: Verdade ou Egoísmo?


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

8 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo. Acho que é preferível saber a verdade , do que viver numa ilusão de que alguém gosta verdadeiramente de nós, mas o que se verifica é o contrário , e acho que nunca conseguiria vir a perdoar.


    A moda ao meu alcance
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma situação demasiado delicada e complicada...

      Vanessa S.

      Eliminar
  2. Infelizmente existem por aí muitas pessoas a preferir ser "enganadas", fechar os olhos ao evidente, só porque a realidade de ficar sem a pessoa que está ao seu lado se mostra muito pior do que propriamente uma traição...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas ainda não perceberam que devem ter mais medo de ficar mal acompanhadas do que "sozinhas"...

      Vanessa S.

      Eliminar
    2. Ora lá está...até porque nunca estamos sozinhos quando nos temos a nós mesmos.

      Eliminar
  3. Adorei este post. E estive na mesma aula contigo, e concordo contigo. Já fui traída (mais que uma vez) e por isso, sei que prefiro a verdade acima de tudo e também sei que nunca na minha vida iria conseguir perdoar uma traição, porque tal como tu disseste, não são "descuidos". Claro que quando o prof deu aquele exemplo do casamento e dos filhos, as coisas mudam, porque há filhos, mas independentemente disso, acho que a verdade deve ser dita acima de tudo.
    Na nossa sociedade de hoje, há pessoas que ainda valorizam a verdade e a sinceridade por mais que magoe, e uma dessas pessoas sou eu.

    Adorei mesmo. Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente contigo, verdade acima de tudo!
      E ainda bem que gostaste, obrigada Jessie :)
      Beijinhos,

      Vanessa S.

      Eliminar