quarta-feira, 23 de julho de 2014

Seguir em Frente é diferente de Desistir

Por vezes existem vários motivos que nos fazem reviver o passado, como se dependesse-mos dele. Há pessoas que constantemente no prendem mesmo quando sabemos que tudo o que antes existia acabou. Pessoas que, apesar de tudo, continuam a tentar chamar-nos à atenção, a fazer questão de dizer que estão ali e nos impedem de seguir em frente.
Outras vezes não são os outros que nos impedem de seguir em frente, mas nós próprios. Porque, independentemente do que tenha acontecido, temos esperança que essa pessoa mude, que acorde para a vida ou que tudo volte a ser como antes. Porque sentimos que, por vezes, deixar essa pessoa é desistir dela. Quando, na maioria dos casos, o que isso significa é que seguimos em frente.

Seguimos em frente quando realmente nos apercebemos que não há volta a dar. Quando reconhecemos que já nada é o que era. Que o melhor mesmo é estar cada um para seu lado. Quando nos apercebemos que merecemos mais e melhor.
Olhar para trás, para o passado, é bom sob uma perspetiva de reflexão. De tentarmos perceber o que aconteceu. O que fizemos de bem ou de mal. Mas não podemos viver do passado. É sábio voltar atrás e tentar concertar os nossos erros. No entanto, temos de reconhecer que há coisas que não se podem concertar. A vida só pode ser compreendida se olharmos para trás, mas só pode ser vivida se olharmos em frente.

"Apenas seguir em frente. Primeiro, porque nenhum amor deve ser mendigado. Segundo, porque todo o amor deve ser recíproco." 

Eu acredito profundamente que, se algo não deu certo, é porque o futuro nos reserva algo bem melhor. Porque se o passado fosse realmente bom, não valia a pena existir futuro. Mas seguir em frente não significa esquecer, apenas quer dizer que aceitámos a situação e continuámos com a nossa vida.
Há situações que não se esquecem, especialmente aquelas que nos magoam. Vamos continuar a pensar nelas, até as aceitar-mos. Até ao ponto em que estas nos deixaram de magoar assim tanto. Vamos continuar a pensar nessa pessoa. Vamos continuara importar-nos com ela. Vamos continuar a fazer tudo isto, a ficar mais distantes até que, um dia, ela vai perder grande parte da importância que tinha para nós. Vamos conhecer pessoas novas, redescobrir velhos amigos, traçar novos objetivos... Vamos continuar a viver a nossa vida. Vamos seguir em frente.




A vida pode fazer-me tropeçar várias vezes. Mas de uma coisa podem ter a certeza: de cada vez que me levantar, vai ser com mais força, garra, determinação e sempre de cabeça erguida.
Não digo que viver seja fácil. Apenas prometo que vai valer a pena!


Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, fico feliz por te teres identificado :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que texto lindo, verdadeiro e inspirador! ´
    "Porque se o passado fosse realmente bom, não valia a pena existir futuro." - nem mais!
    Estou muito contente por ter encontrado o teu blog!

    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado Helena :)
    Fico muito contente que tenhas gostado. O teu comentário acabou de fazer o meu dia :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar