sábado, 19 de julho de 2014

Tantos Humanos e tão pouca Humanidade

Chamamos-nos de Humanos. Dizemos-nos a raça mais racional e com mais sentimentos. E, ainda assim, "temos" certas  atitudes que me fazem questionar a nossa Humanidade.

Achamos que uma das diferenças entre nós e os restantes seres vivos são as nossas emoções. São muito mais complexas, mais intensas... Vemos emoções em tudo o que nos rodeia. Atribuímos intenções a tudo o que se move com um determinado fim: um animal, um desenho animado, ou mesmo outra pessoa. No entanto, não conseguimos reconhecer que os mal intencionados somos nós.

Estamos em época de férias de Verão e, por esta altura, telejornais, anúncios televisivos, jornais e revistas enchem-se de notícias que relatam o abandono de animais. No entanto, e apesar de todas as campanhas, acho que há algumas "pessoas" que ainda não compreenderam tudo o que este ato frio e cruel implica.
Que levante o braço quem nunca viu um animal a vaguear, perdido pela berma ou mesmo no meio de uma auto-estrada, entregue à sua própria sorte. Que levante o braço quem nunca viu um animal, inocente morto na berma da estrada, enquanto nós, felizes, vamos rumo às nossas belas e tão desejadas férias.
Levantas-te o braço? Pois, calculo que não...




Decidimos planear as nossas férias de sonho. As melhores que alguma vez podia-mos ter. Dentro ou fora do país, com espaço para as crianças brincarem, na paria ou no campo, onde os pais podem desfrutar de algum tempo para relaxarem do stressante e cansativo ano de trabalho... Ah! Então e aquele cão que vive lá em casa, que todos os dias quando chegamos do trabalho nos faz uma excelente recessão, como se, naquele momento, tivesse a entrar pela porta o Channing Tatum ou a Mila Kunis, que todos os dias nos acorda com aquele nariz molhado contra a nossa bochecha, aquele que, quando era apenas um chachorrinho nos roía as havaianas e os cabos do computador? Ou aquele gato que adora arranhar-nos as cortinas, que se roça nas nossas pernas e se deita no nosso colo a noite toda a ronronar enquanto lhe fazemos festinhas e vemos a novela da noite? O que fazemos com eles? Não os podemos levar de férias porque: ou a viagem é longa, ou o hotel não permite a entrada de animais... O que fazer? Ah! Fácil, a meio do caminho atira-mo-lo pela janela do carro, em movimento. Como a gente pouco civilizada faz depois de comer um BigMac, e atira a caixa pela janela. Sim, de facto, parece-me uma atitude bastante Humana.




Quando se aproxima a altura do Natal (especialmente), os mesmo telejornais, anúncios televisivos, jornais e revistas, enchem-se de mais notícias, no entanto, estas um pouco diferentes. Estas são referentes ao abandono de idosos em hospitais, em lares sem condições, ou mesmo nas suas próprias casas. Sim senhor. O que vamos fazer com as pessoas que, um dia, nos criaram, que nos deram amor, que nos limparam as lágrimas nas noites mais difíceis e que estiveram à cabeceira da cama à espera que adormecesse-mos quando tivemos pesadelos? Claro, abandonam-se.
Onde está a vossa Humanidade?! E os sentimentos que tanto dizem ter?!




Vivemos numa sociedade bastante consumista como já estamos todos fartinhos de ouvir. Usamos e deitamos fora. Isto torna-se um verdadeiro problema quando se deixa de aplicar esta "regra" apenas a coisas materiais.
Um dia decidimos que nos apetece ter um cão e tal, trazemos um para casa, torna-mo-lo parte da família e, à primeira contrariedade, porque já estamos fartos, abandona-se! Sim minha gente, isto de abandonar os animais em altura de Verão não passa de uma desculpa esfarrapada para gente sem princípios e sem coração se ver livre dos seus animais, porque simplesmente já estão fartos deles. Nem me venham com histórias de não ter onde os deixar porque já existem imensas alternativas, de lugares que acolhem os vossos animais de estimação durante uns tempos enquanto estão fora. E nem me atirem areia para os olhos a dizer que gente que faz, ou alguma vez fez isto, gosta de animais porque não gosta. São pessoas simplesmente egoístas! Ou será que também à primeira contrariedade, abandonavam o vosso filho? Só porque chora muito à noite ou porque o raio do miúdo parece que está ligado à ficha e não para de correr e gritar?


 União Zoófila


Pensem, perante este tipo de atos o que estão a ensinar aos vossos filhos e às próximas gerações: usamos as coisas/animais/pessoas enquanto precisamos e nos são úteis e, depois, quando já não nos servem para nada, quando são um estorvo e já estamos fartos deles abandona-mo-los. Sim, porque ninguém me tira da cabeça que isto de abandonar animais e pessoas está relacionado. As coisas não acontecem por acaso. E lembrem-se que não serão novos para sempre. Também vocês, a certo ponto da vossa vida, precisarão de alguém que tome conta de vocês. E se não querem também ser abandonados numa valeta à beira da IP5 então não cometam estas atrocidades. Porque isto não são atitudes de Humanos. Lembrem-se também, que se aprende muito mais com o que se vê do que com o que se ouve. Por isso dêem o exemplo! Sejam o tipo de pessoas que querem que, um dia, os vossos filhos venham a ser. Sejam Humanos!





Lembrem-se:
Keep your heels, head and standards high,
Vanessa S.

4 comentários:

  1. Concordo, têm o direito a ser respeitados e amados , se queremos ter uma animal temos de tratar e cuidar deles SEMPRE e não só às vezes.
    Beijinhos
    A MODA AO MEU ALCANCE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão! Não sei como há pessoas capazes disto...

      Eliminar
  2. Incrivel, não entendo como há pessoas capazes de abandonar os animais

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar